Por dentro do curso | Fonoaudiologia Semipresencial: conheça a profissão que revoluciona a terapia da fala e transforma vidas | Acontece na Uniube

Por dentro do curso | Fonoaudiologia Semipresencial: conheça a profissão que revoluciona a terapia da fala e transforma vidas

02 de julho de 24
1 / 1

Você já pensou no impacto da fala para o desenvolvimento humano? Ela permite que os indivíduos expressem pensamentos, emoções, necessidades e desejos, mesmo sem saber ler e escrever. A área que aborda as funções biológicas e comportamentais da comunicação é a Fonoaudiologia.


Muito ligada à promoção da saúde, prevenção de distúrbios e reabilitação de indivíduos com dificuldades comunicativas, a Fonoaudiologia é responsável por promover uma sociedade mais inclusiva, comunicativa e saudável.


O novo quadro do Acontece Uniube, "Por Dentro do Curso" chegou para trazer as curiosidades e apresentar as principais áreas de mercado dos cursos de graduação disponíveis na Universidade. Nesta semana, o bate-papo foi com a coordenadora do curso de Fonoaudiologia Semipresencial, Débora Fernanda Amaral Pedroso, que destacou os diferenciais e a importância dessa profissão para a autoestima e socialização das pessoas.


Qual é a abordagem pedagógica utilizada nas aulas?


Débora Amaral: A abordagem pedagógica é caracterizada pela combinação estratégica de métodos de ensino presencial e a distância, que integra recursos tecnológicos e promove a aprendizagem ativa. Ao utilizar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), os alunos têm acesso a materiais de estudo, vídeoaulas, laboratórios virtuais e avaliações. Além disso, os estágios e práticas supervisionadas permitem que eles apliquem os conhecimentos e desenvolvam habilidades clínicas em contextos reais.


Quais são as áreas de atuação mais promissoras?


Débora Amaral: Várias especialidades se destacam devido a importância da comunicação e das funções orofaciais para a qualidade de vida. Entre elas estão: Audiologia (reabilitação auditiva e diagnóstico auditivo); Fonoaudiologia Educacional (intervenção precoce, apoio em escolas, motricidade orofacial, tratamento de distúrbios miofuncionais e ortodontia); Linguagem (transtornos de linguagem e linguagem escrita); Voz (reabilitação vocal e treinamento profissional da voz); Disfagia (avaliação e tratamento da deglutição) e Neurolinguística (reabilitação de afasia e apraxia e transtornos neurodegenerativos).


Quais características e habilidades são importantes para um fonoaudiólogo se destacar na profissão?


Débora Amaral: A empatia por ser fundamental para compreender as necessidades e preocupações dos pacientes. Habilidades de comunicação para interagir e trabalhar em equipe. Flexibilidade e capacidade de adaptação em razão do campo diversificado da área, e comprometimento com a atualização constante.


Como funciona a regulamentação da profissão de fonoaudiólogo no Brasil?


Débora Amaral: A regulamentação da profissão no Brasil é estabelecida pela Lei nº 6.965, que define as atribuições, competências e responsabilidades dos fonoaudiólogos, com requisitos para o exercício legal do trabalho.


Para se tornar um fonoaudiólogo, é necessário obter diploma de graduação em Fonoaudiologia em uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e registro no Conselho Regional de Fonoaudiologia (CREFONO) da jurisdição onde atuará.

Quais são as tecnologias e ferramentas mais utilizadas pelos fonoaudiólogos no exercício da profissão?


Débora Amaral: Os fonoaudiólogos utilizam uma variedade de tecnologias como:


Audiômetros: Equipamentos utilizados para avaliar a audição do paciente e a realização de testes auditivos como audiometria tonal e vocal.


Softwares de Avaliação e Terapia: Existem diversos programas de computador e aplicativos móveis projetados especificamente para avaliação e tratamento de distúrbios da linguagem, fala e voz.


Equipamentos de Teleprática: Com o avanço da telemedicina, os fonoaudiólogos podem utilizar tecnologias de videoconferência e telefonia para realizar consultas e terapias remotas.


Pranchas de Comunicação Alternativa: Para pacientes com dificuldades na fala ou na linguagem, as pranchas de comunicação alternativa, que podem ser físicas ou virtuais, são ferramentas importantes para facilitar a comunicação.


Como o trabalho do fonoaudiólogo impacta a vida dos pacientes e a sociedade em geral?


Débora Amaral: O fonoaudiólogo desempenha um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida dos pacientes e na sociedade como um todo. Esses profissionais atuam em diversas áreas, desde a prevenção até a reabilitação de distúrbios relacionados à comunicação humana, como linguagem, fala, voz, audição e funções relacionadas à deglutição.


Por meio de avaliações clínicas, diagnósticos precisos e intervenções terapêuticas, os fonoaudiólogos ajudam a promover o desenvolvimento da linguagem e da comunicação em crianças.


Além disso, auxiliam adultos e idosos na recuperação da fala após lesões neurológicas e na reabilitação vocal de profissionais que dependem da voz para o trabalho, como professores e cantores.


Saiba mais sobre o curso:


A graduação em Fonoaudiologia da Uniube, conta com aulas presenciais, on-line e ao vivo, ministradas por professores especializados que contribuem para formação de profissionais com foco na atuação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Confira mais detalhes do curso e inscreva-se!